Chuquicamata ou somente Chuqui é uma das maiores e mais famosas minas a céu aberto do mundo, sendo considerada a maior mina do Chile. Está localizada a 215 km ao norte de Antofagasta e 1.240 km de Santiago.
A mina atua há 96 anos e estima-se que pode durar mais 50 anos.
Durante muitos anos esta foi considerada a maior mina de exploração do mundo em produção anual, mas recentemente foi superada pela Mina Escondida. Todavia, Chuqui permance como a maior em produção total e tamanho totalizando 29 milhões de toneladas de cobre em 2007.
Apesar de 90 anos de intensa exploração, esta ainda permance como um dos maiores reservatórios do planeta. Também é a maior mina do planeta com 5 km de comprimento, 3 km de extensão e 1 km de profundidade, além de ser uma referência mundial na produção de Molibdênio.
Um caminhão , para subir a Mina, demora aproximadamente 1 hora, e gasta quase 5 mil litros de diesel por dia, 3 litros por minuto, seu pneu tem 4 metros de altura, e dura apenas 6 meses. O caminhão tem 7 m de comprimento por 8m de largura, e custa 5 milhões de dólares .
A cidade fantasma de Chuquicamata foi desabitada pela última família em 2008 e hoje tudo está preservado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário