quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Caminho de Santiago de Compostela

" O Caminho de Santiago, é como a vida... uma experiência maravilhosa. Não tem fim, porque ao chegar se dá conta que tens que seguir caminhando... para Santiago, para outros locais, para dentro de si mesmo, para Deus.  E isso se acabará quando  terminar a vida que desfrutamos a cada dia"

A meta da peregrinação é chegar na Catedral de Santiago para dar um abraço na estátua de Santiago e visitar sua tumba. Ao longo dos séculos, milhares de peregrinos têm percorrido o mesmo caminho. Na peregrinação existem alguns costumes como colocar uma pedra em cada cruz que encontramos pelo caminho, isso significa ajudar a carregar as pedras para a construção da catedral.
Santiago apóstolo tem vínculos de consanguinidade com Jesus, a mãe de Santiago era parente da Mãe de Jesus - Maria. Santiago foi um homem de entusiasmo, que se converteu em um valente portador da mensagem de Cristo, e assim transmitiu a todos a mais grande notícia  de todos os tempos: a morte de Jesus...e sua ressurreição. Desde Jerusalém até a Galicia, Santiago peregrinou em nome da palavra de Jesus e quando retorna a Jerusalém foi morto por ordem do rei Agripa I.
Buscando uma sepultura honrosa, seus discípulos trouxeram seu cadavér até o local onde hoje é Santiago de Compostela.

O abraço no Apóstolo Santiago
O tradicional abraço na estátua do Apóstolo que reside na Basílica no Altar Maior, é um ato de fé e de agradecimento por ter tido um bom caminho.

Debaixo do altar, em uma  urna de prata, está a tumba de Santiago, onde descança os restos mortais de Santiago e de seus discípulos San Atanasio e San Teodoro.

A missa do peregrino acontece todos os dias as 12h, e no momento da missa é falado a nacionalidade e o local de onde o peregrino iniciou sua caminhada.





Nenhum comentário:

Postar um comentário