quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Citania de Santa Luzia em Viana do Castelo



Localizado em Viana do castelo, logo atrás da catedral de Santa Luzia, Citânia foi um povoado fortificado , com ocupação contínua entre os períodos da Idade do Ferro e Romanização e estava em uma posição geograficamente estratégica. Com um vasto ângulo de visibilidade possibilitava condições únicas de defesa, controle dos caminhos, vales , navegação marítima e fluvial. As ruínas, também conhecidas como Cidade Velha de Santa Luzia, são conhecidas desde o século XVII.  As primeiras escavações feitas por Possidónio da Silva , datam de 1876, mas o conjunto urbanístico e arquitetônico visível atualmente deve-se ao trabalho arqueológico efetuado em 1902 por Albano Belino.
De toda sua área, encontra-se apenas descoberta cerca de um terço, tendo sido destruída uma parte significativa do povoado pela construção do Hotel de Santa Luzia e as ruas de acesso.



As estruturas habitacionais encontram-se organizadas em bairros ou quarteirôes, demarcados por muros divisórios e caminhos de circulação definidos, sendo alguns lajeados. As habitações visíveis são de planta circular, com ou sem vestíbulo e retangulares. As entradas das casas estão geralmente orientadas para o sudoeste e sudeste de modo a protegê-las das águas pluviais e dos ventos. O piso das habitações é o solo natural, às vezes aproveitando a própria pedra ou rocha ou um pavimemnto de terra argilosa batida ou saibro. As lareiras e fornos em diferentes áreas do povoado,. Santa Luzia possuía três linhas de muralhas servidas por um caminho de ronda, reforçadas por fortes torrôes e dois fossos que asseguravam a defesa do povoado. O acesso às muralhas era feito por uma escadaria, ainda presente na face interna da muralha.. os hábitos alimentares e o aproveitamento dos recursos naturais  encontram-se registrados em vários textos de autores antigos, nomeadamente de Estrabão. As descrições e os vestígios existentes dos materiais são pré-romanos e apontam para uma economia pastoril e agrícola com recolocação de frutos naturais como castanhas ou bolotas.  Havia necessidade de fabricação de instrumentos e utensílios de trabalho e armamento. Em paralelo desenvolveram atividades artesanais como a cerâmica, a metalurgia, a fiação e tecelagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário